Regulamento

Alvarães Party Trail

 

Regulamento

 1. Condições de Participação

 1.1 - Idade de participação nas diferentes provas

O Alvarães Party Trail é uma prova que percorre trilhos e caminhos em locais rurais e florestais, junto ao Rio Neiva, nos concelhos de Viana do Castelo e Esposende. O Trail Longo (25km), o Trail Curto (15km) estão abertos a maiores de idade (18 anos) e o Mini-Trail (8km) aberto a menores desde que acompanhados por uma pessoa maior de idade.

 1.2 - Inscrição regularizada

A inscrição será feita através do site www.m2o.pt, sendo depois redirecionado para o site especifico de inscrições não sendo necessário enviar comprovativo de pagamento para a organização. No momento do levantamento do dorsal só é necessário levar documento de identificação referente à inscrição

 1.3 – Condições Físicas

Para participar no Alvarães Party Trail é indispensável a aceitação dos seguintes aspetos referentes à própria condição física do atleta, a saber:

- Estar consciente das distâncias e dificuldades específicas da corrida por trilhos e, do desnível positivo e negativo das mesmas e, de se encontrar adequadamente preparado física e mentalmente;

- De ter adquirido, antes do evento, capacidades reais de autonomia que permita a gestão dos problemas que derivem deste tipo de provas;

 - Conseguir enfrentar sem ajuda externa condições ambientais e climatéricas adversas tais como nevoeiro e chuva;

- Saber gerir os problemas físicos e mentais decorrentes de fadiga extrema, problemas digestivos, dores musculares e articulares, pequenas lesões, etc.

 1.4 - Colocação dorsal

O dorsal do atleta é pessoal e intransmissível e deve ser usado á frente do atleta e de preferência a altura do peito. O atleta infrator será penalizado em 5 minutos por cada vez que seja chamado à atenção, não é permitida qualquer alteração do dorsal sob pena do atleta ser desclassificado.

 1.5 - Regras de conduta desportiva

O comportamento inadequado ou o recurso de linguagem ofensiva, como recurso a agressão verbal ou de qualquer espécie, em todas as modalidades, serão alvo de advertência, expulsão ou desqualificação.

 

2. PROVA

 2.1. Apresentação da prova / Organização da prova

O Alvarães Party Trail é organizado pela M2O_Produção e Organização de Eventos. Conta ainda com o apoio e colaboração da Junta de Freguesia de Alvarães e da Câmara Municipal de Viana do Castelo e diversas entidades locais. Este evento tem como objetivo promover a prática desportiva e a confraternização entre os participantes. O Alvarães Party Trail será realizado no dia 21 de Julho de 2019, com partida e chegada na Azenha da Almerinda - Alvarães.

 O Alvarães Party Trail será constituído por 3 provas:

.  Trail Longo (25km);

.  Trail Curto (15km);

.  Mini-Trail/Caminhada (8km).

 (A organização reserva o direito de alterar as distâncias se assim for necessário)

 

2.2. Programa

Dia 20 de Julho (Sábado) na Junta de Freguesia de Alvarães

14h00: Abertura do Secretariado com entrega dos dorsais;

18h00: Encerramento do Secretariado;

 

Dia 21 de Julho (Domingo) no Campo de Futebol de Alvarães.

07h30 - Abertura do secretariado e entrega dos dorsais;

Local de Partida e Chegada e Zona de Prova – Azenha da Almerinda

09h00 - Controlo zero de todas as provas;

09h15 - Inicio da animação Alvarães Party Trail;

09h30 - Partida de todas as provas do Alvarães Party Trail;

12h00 - Cerimónia Protocolar do Pódio; (horários sujeitos a alterações)

12h30 - Continuação da animação Alvarães Party Trail e convívio.

18h00 - Cerimónia de Encerramento.

 2.3. Distância / Altimetria / Dificuldade ATRP

O Trail Longo terá a distância de 25km e a classificação de acordo com os critérios ATRP de Trail Longo – Grau 2.

O Trail Curto terá a distância de 15km e a classificação de acordo com os critérios ATRP de Trail Curto – Grau 2.

O Mini Trail/Caminhada terá a distância de 8km e a classificação de acordo com os critérios ATRP de Trail Curto – Grau 2.

 2.4. Mapa / Perfil Altimétrico / Descrição do Percurso

Os elementos referentes à descrição do percurso, o mapa com indicação do mesmo e respetivo perfil altimétrico serão disponibilizados e publicados para consulta na página do facebook da prova em, https://www.facebook.com/alvaraespartytrail/

 2.5. Tempo Limite

Os atletas podem fazer o percurso a correr ou a caminhar desde que não ultrapassem o tempo limite que será de 5 horas. Ultrapassando o tempo de passagem limite, os atletas deverão afastar-se, pois nem a organização nem os serviços de assistência podem garantir a sua segurança, podendo “os corredores vassouras” levantarem as fitas de marcação do percurso após o tempo limite. Se a organização entender afastar um atleta devido ao seu estado de saúde este assim o deve fazer, de modo a garantir o seu bem-estar.

 2.6. Metodologia de controlo de tempos

O controlo de tempos será feito pela m2o com recurso a chip.

 2.7. Postos de controlo

A prova terá 2 postos de controlo em locais surpresa definidos pela organização.

 2.8. Postos de abastecimento

Trail Longo 25km

Sólido + Líquido - (+/- 7km)

Sólido + Líquido - (+/- 14km)

Sólido + Líquido - (+/- 21km)

Trail Curto 15Km

Sólido + Líquido - (+/- 7km)

Mini Trail/Caminhada 8Km

Sólido + Líquido - (+/- 5km)

 

2.9. Penalizações / desclassificações

Será penalizado ou desclassificado todo o atleta que:

. Não complete a totalidade do percurso (desclassificado);

. Deteriore ou suje o meio por onde passe (desclassificado);

. Não leve o dorsal bem visível (penalizado em 15m);

. Alteração do dorsal (desqualificação);

. Ignore as indicações da organização (penalizado em 1h);

. Tenha alguma conduta antidesportiva (desclassificado);

. Não passe nos postos de controlo (penalizado 1h);

3. Seguro

O Alvarães Party Trail terá um seguro de acidentes pessoais para todos os atletas devidamente inscritos. O seguro estará de acordo com a legislação em vigor (Dec. Lei 10/2009), que obriga todos os promotores e organizadores de eventos desportivos à realização de seguro de acidentes pessoais com os seguintes capitais mínimos obrigatórios: a) Morte — € 27.087; b) Despesas de funeral — € 2.167; c) Invalidez permanente absoluta — € 27.087; d) Invalidez permanente parcial — € 27.087, ponderado pelo grau de incapacidade fixado; e) Despesas de tratamento e repatriamento — € 4.335.

 O pagamento da franquia do seguro, em caso de acidente, é da exclusiva responsabilidade dos atletas. A organização não assumirá despesas de sinistros, dos quais não tomou conhecimento em tempo oportuno para efetivar a participação ao seguro.

3. INSCRIÇÕES

 3.1. Processo inscrição

As inscrições serão efetuadas no site www.m2o.pt, onde estará disponível toda a informação referente à prova. Após ser feita a inscrição, os atletas terão que regularizar o pagamento no prazo máximo de 3 dias, após estes dias a inscrição será anulada, sendo necessário fazer novamente a inscrição.

 3.2. Valores

De 14/05/2019 a 14/07/2019:

Trail Longo 25km: 10 €;

Trail Curto 15km: 8 €;

Mini Trail/ Caminhada 8km: 7 €;

 3.3. Condições de devolução do valor de inscrição

Em momento algum o valor da inscrição será devolvido caso o atleta desista de participar na prova. Em caso de desistência, somente serão permitidas as transferências de inscrição para outro atleta, que devem ser efectuadas no prazo máximo de 7 dias de antecedência à realização da prova. Outros motivos poderão ser válidos após análise individual dos casos e motivos por parte da organização.

 3.4. Material incluído com a inscrição

. Seguro de acidentes pessoal;

. Abastecimentos;

. Prémio finisher;

. Banhos;

. Almoço

 

4. Categorias e Prémios

 4.1. Definição data, hora e local de entrega de prémios

A entrega dos prémios será no dia 21, no final de todos os vencedores apurados junto da meta.

 4.2. Definição das categorias (etárias, sexo, individuais e equipas)

Masculinos e femininos

Sub23 – 18 a 22

Seniores - 23 a 39

M40 - 40 a 49

M50 – a partir de 50

 4.3. Prémios

Trail Longo 25km

1º - Troféu  

2º - Troféu

3º - Troféu

 

Trail Curto 15Km

1º - Troféu

2º - Troféu

3º - Troféu

 

Mini Trail 10Km

1º - Troféu

2º - Troféu

3º - Troféu

 

(Prémio para todas as categorias)

 

Geral Equipas Trail Longo 25m + Trail Curto 15km + Mini Trail 10km

1ª Troféu

2ª Troféu

3ª Troféu

 

(Considerando a soma da classificação geral dos 3 primeiros atletas de cada equipa, não considerando escalões etários ou sexo)

 - Será ainda atribuído prémio surpresa ao atleta mais idoso (M e F) a completar a prova;

 - Haverá prémio para a equipa mais numerosa.

5. Responsabilidade ambiental

O atleta é o único responsável pelo transporte de todos os invólucros e resíduos naturais (mesmo que biodegradáveis), ou não naturais, provenientes de géis, barras e/ou outros. Deverá depositar os resíduos no abastecimento mais próximo, ou transportá-lo até à linha da meta.

 6. Direitos de imagem

A aceitação do presente regulamento implica, obrigatoriamente, que o participante autoriza aos organizadores da prova a gravação total ou parcial da sua participação na mesma, pressupõe também a sua concordância para que a organização possa utilizar a imagem do atleta para a promoção e difusão da prova em todas as suas formas (rádio, imprensa escrita, vídeo, fotografia, internet, cartazes, meios de comunicação social, etc.) e cede todos os direitos à sua exploração comercial e publicitária que considere oportuno executar, sem direito, por parte do atleta, a receber qualquer compensação económica.

 7. Proteção de Dados

Todos os dados recolhidos no processo de inscrição são mantidos e tratados de uma forma segura e destinam-se ao desenvolvimento natural do evento nomeadamente; validação do seguro nominal efetuado para todos os participantes no evento, lista de inscritos e elaboração de tabelas de resultados/classificações.

8. Apoio e emergência

Haverá equipas de apoio, socorro e emergência para prestar os cuidados aos participantes que deles necessitem.

9. Casos omissos

Os casos omissos deste regulamento, serão resolvidos pela comissão organizadora, de cujas decisões não haverá recurso.

 

 Ultima atualização: 13 -05-2019